Serviço de Apoio Domiciliário

Tem também em funcionamento a Resposta Social “Serviço de Apoio Domiciliário”, desde 1 de Fevereiro de 2004. Celebrou Acordo de Cooperação, em Dezembro de 2013, com o Centro Distrital de Segurança Social de Portalegre – CDSSP, destinado a apoiar 20 utentes, com alargamento para mais 2 (revogando o Acordo de Cooperação celebrado em 19/09/2011). No presente momento a Resposta Social “Serviço de Apoio Domiciliário” é frequentado por 28 utentes (em 04/07/2018), estando 22 utentes integrados no acordo de cooperação e 8 fora acordo.
Os objetivos da Resposta Social “Serviço de Apoio Domiciliário” consistem:
- Na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a idosos, que por qualquer impedimento não consigam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades diárias;
- O seu grande objetivo consiste em contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos e suas famílias, e aproximando-os da Instituição que lhe presta os mesmos serviços.
Funciona em horário de acordo com as necessidades locais e os recursos disponíveis (8h30 às 20h00) e permite ao utilizador:
- Beneficiar dos serviços existentes (refeições; convívio e ocupação de tempos livres, cuidados de higiene, tratamento de roupas, higiene habitacional, acompanhamento a consultas e exames médicos, e administração da terapêutica, comparticipando-os de acordo com as condições e preços estabelecidos no Regulamento Interno da Instituição.